Mostrando todas as publicações dos clubes

Escola do Futuro

No intuito de despertar um propósito ou um novo olhar para o futuro, os companheiros do Rotary Club Chapecó Sul Centenário entraram em uma missão corajosa de estra presente na Escola Cidadã Cyro Sosnoski em Chapecó todas as quartas-feiras, das 13h às 15h, com alunos sem atividades no periodo, com idades entre 13 e 17 anos. Entre os temas abordados estão:  cidadania, empreendedorismo, finanças, educação ambientar, saúde, comunicação, atualidade, tecnologia e oportunidades. Em cada encontro os companheiros, ou visitantes, se apresentam e buscam trazer um pouco da vida de cada aluno que ai está.  O clube vai oferecer uma formatura e premição aos alunos com maior paticipação ao final do ciclo, que encerra em novembro. O primeiro ciclo durou um semestre.  

Postado em 22 de Outubro de 2017 por Rotary Club de Chapecó - Sul Centenário

Drogas e Alcool, juntos somos mais fortes nessa batalha.

Com altos índices de conflito na sociedade com relação a drogas e alcool, sem falar nas estaísticas de morte, o clube achou que precisaria dar espaço para o assunto, e atenção. Assim, com o auxilio da companheira Ana, professora do Curso de Farmácia da Unochapecó, o projeto foi estruturado. Este projeto conta com o apoio da Mitra Diocesana que abre espaço para a conversa entre os alunos da catequese na sua área de atuação, e o Lions Clube Integração, que por muito tempo teve o assunto como um de seus principais projetos com a sociedade.  O projeto ainda conta com alunos voluntários da Unochapecó. 

Postado em 22 de Outubro de 2017 por Rotary Club de Chapecó - Sul Centenário

Calçados do Bem

A cada ano vemos inúmeras iniciativas com relação a campanhas de agasalhos, mas não vemos nada relacionado a calçados, item importante também para o frio. Entendemos como uma necessidade atender também as pessoas de baixa renda com calçados em bom estado, que podem auxiliar no frio, ou na prevenção de doenças.  Lançamos a campanha em maio de 2017. E em agosto encerramos com bons números a comemorar. Foram mais de 1000 calçados entregues! O projeto terá  novas edições. 

Postado em 22 de Outubro de 2017 por Rotary Club de Chapecó - Sul Centenário

DOAÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES - HRO

Promover ações voltadas a angariar fundos para aquisição de Suplementos Alimentares aos pacientes hospitalizados do Setor de Oncologia do Hospital Regional do Oeste de Chapecó, e que atende pacientes encaminhados por vários municípios da região oeste do estado de Santa Catarina.  Desde 2008, o Rotary Club Chapecó Sul Centenário se preocupa com os pacientes atendidos no Hospital Regional do Oeste, no setor de Oncologia. Muitos deles oriundos de cidades vizinhas, que passam o dia em trânsito, ou mais de um, para receber o tratamento do câncer. E E muitos deles, crianças, público onde a atenção do clube foi ainda maior.  Um dado a ser visto: No Brasil, o câncer representa, atualmente, a terceira causa de morte, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares e para causas externas. O tratamento é efetuado por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, realizadas de forma isolada ou concomitante, dependendo da indicação. O tipo de tratamento instituído pode apresentar influência no estado nutricional do indivíduo, pois repercute diretamente na alimentação. A desnutrição é uma complicação freqüente em pacientes oncológicos e tem sido associada ao aumento das taxas de morbidade e mortalidade, às complicações infecciosas, à má nutrição, ao maior tempo de hospitalização, à imunossupressão, à redução da resposta à quimioterapia, ao aumento do risco de toxicidade induzida pela quimioterapia, ao aumento do risco de complicações pós-operatórias, à piora da qualidade de vida e, conseqüentemente, ao aumento dos custos para o sistema de saúde. Onde nos engajamos: A terapia nutricional pode ajudar os pacientes com câncer a obterem os nutrientes necessários para manter o vigor e o peso corporal, impedindo a perda do tecido corporal, constituindo novos tecidos e combatendo infecções. O comprometimento nutricional pode influenciar negativamente no tratamento como um todo, reduzindo sessões de quimioterapia e radioterapia, retardando cirurgias ou a recuperação pós-operatória, entre outros fatores. A intervenção nutricional durante o tratamento antineoplásico deve ser realizada de forma precoce, racional e individual. É importante para manter o balanço energético, prevenir perda de peso e oferecer os macronutrientes necessários ao individuo, desde que o consumo de micronutrientes seja adequado.  

Postado em 22 de Outubro de 2017 por Rotary Club de Chapecó - Sul Centenário

Localizar site dos clubes